segunda-feira, 30 de maio de 2011

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO - INTERNET

A influência da internet na escrita e na leitura dos jovens.

Hoje vivemos na era da globalização: troca de informações instantâneas e facilidade de transmissão do conhecimento. Algo muito positivo, se considerarmos o fato de que há muito tempo atrás (algumas décadas) uma notícia levava às vezes dias para ser conhecida pelo o globo. Hoje um desastre no Iraque e conhecido pela comunidade global na mesma hora. Com isso tudo explicitado me vem uma dúvida: isso é benéfico ou maligno para o fator leitura ou da escrita?
A estrutura oscilatória da internet, que permite não só ter acesso como incluir textos, fotos, áudio e vídeos, com infinitas possibilidades de navegação, está influenciando a forma como os jovens lidam com o sistema do ensino nas escolas.
Com a internet, os jovens podem escrever e interagir numa velocidade inédita. Com isso, encaram a escrita para o colégio como algo maçante. Meninos e meninas consideram mais difíceis escrever uma redação do que decifrar enigmas complicadíssimos de jogos eletrônicos.
As mudanças dizem que a internet está impedindo o jovem de ler e escrever. Só pode dizer isso quem não conhece o novo meio. Profissionais de ensino conversam por mensagens instantâneas e usado o “internetês”, porem no método de avaliação não há casos como abreviações e a linguagem de internet. Um exemplo tão massivo como a internet, o código Morse e a taquigrafia não prejudicaram o português.

A Internet e todos os seus avanços tecnológicos provocaram uma espécie de renascimento da escrita, ressurgindo o comportamento digital. Nunca se usou tanto a escrita como nestes tempos on line.
Se considerássemos a ideia de que o acesso as informações ficou mais otimizado, concluiríamos que o comportamento da leitura aumenta em demasia e com isso a taxa de venda de livros estaria satisfatória e qualidade intelectual de nossa população estaria ótima. O interessante é que isso não é verdade. A taxa de vendas caiu muito e hoje os livros mais vendidos são os infantis, que as escolas determinam em seu planejamento educacional e os best-sellers, vendidos em grande maioria pela influência da mídia.
A internet permitiu que o homem tivesse acesso a leitura, mas esse homem desvirtuou o instrumento (internet), e assim o está utilizando de maneira errônea. Hoje vemos a prevalência de conteúdos eróticos e violentos. Observamos uma leitura mais "superficial" com isso, a qualidade de leitura despencou para patamares lastimáveis.
Ponderamos então, que a internet é um otimizador do comportamento de leitura, se for utilizada de maneira adequada, mas se continuar sendo usada da forma que hoje é vista, irá perpetuar o negativo ato de "copiar o do outro", logo seremos ainda a geração que não quer pensar em algo novo e criativo, todavia que é melhor copiar o existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário